HARDWARE

Informática

Ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor e concretizador, um equipamento eletrônico chamado computador.

Computador

Nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa e recupera informações.

Gabinete

A parte mais importante do computador, podemos dizer que ele é o computador propriamente dito. Dentro dele há vários componentes que fazem o processamento da informação.

Monitor

É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá. É um periférico de SAÍDA, pois a informação sai do computador para o usuário.

Teclado

Conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados. Também é um periférico de entrada.

Mouse

Através dele controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela. Também é um periférico de entrada.

Placa mãe

Componente do gabinete onde são encaixados os outros componentes. Recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora.

Microprocessador

É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece quando alguma tecla foi pressionada, quando o o mouse foi movido, quando o som está sendo executado e tudo mais.

Memória RAM

É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas. O que estiver sendo apresentado no monitor está armazenado, neste momento, na ram.

Memória Cache

A memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. Normalmente, é formada por circuitos dentro do processador.

Memória ROM

Memória não alterável, não modificável e não volátil. Memória responsável pela inicialização do computador.

Disco Rígido

Também conhecido como Winchester, HD, Hard Disc ou Hard Drive, é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É onde as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente.

Arquivos

Informações gravadas nos discos rígidos.

SSD

Unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, para armazenamento não volátil de dados digitais. Os dispositivos usam memória flash e é o substituto natural do HD.

Barramento

Também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.

Slots

Fendas na placa mãe que permitem o encaixe de outras placas, como vídeo, som, rede, etc.

Linguagem binária ou digital

A informação inserida no computador que passa pelo microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto o micro trabalha. Essa informação é armazenada em uma linguagem de 0 e 1.

BIT

Cada zero ou um.

BYTE

Conjunto de 8 zeros ou uns.